SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 de Segunda a sexta das 8h às 17h45

Ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira

O projeto
Ponte estaiada Octavio Frias de Oliveira
Localização
São Paulo
Inauguração
10 de maio de 2008
Materiais

A Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira é uma ponte estaiada localizada na cidade de São Paulo. A ponte, que faz parte do Complexo Viário Real Parque, é formada por duas pistas estaiadas em curvas independentes de 60º que cruzam o rio Pinheiros, no bairro do Brooklin, sendo a única ponte estaiada do mundo com duas pistas em curva conectadas a um mesmo mastro. Hoje é considerada uma das principais atrações turísticas da cidade. Erguidas em concreto armado protendido, as alças foram moldadas por meio de formas deslizantes. A obra consumiu aproximadamente 58.700 metros cúbicos de concreto, o equivalente à carga de 7.340 caminhões betoneiras ou ao volume utilizado na construção das pontes do Cebolão. O termo ponte estaiada se refere ao tipo de estrutura, que utiliza estais diretamente conectados a um mastro para sustentar as pistas. Neste caso, 144 estais mantêm suspensos dois trechos de 900 metros de comprimento. Há entre doze e 25 cabos de aço em cada estai. Juntos, os estais pesam em torno de 462 mil kg. Eles são encapados por um tubo amarelo de polietileno de elevada resistência mecânica, tolerantes a ação de raios ultravioleta, com a função de proteger o aço contra corrosão.

Iluminação

Desde a inauguração, um sistema totalmente informatizado de iluminação LED mudando cores e padrões, desenvolvido pela Philips, ilumina a ponte à noite.

A ponte é iluminada por holofotes nas cores vermelho azul e verde, que têm condição de projetar na estrutura, variadas combinações cromáticas.

Voltar ao topo
©2017. Todos os direitos reservados.
Associado