SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 de Segunda a sexta das 8h às 17h45

Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá)

O projeto
Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá)
Localização
Andradina e Castilho (SP) e Três Lagoas (MS).
Inauguração
1974
Materiais

A Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá) foi construída com tecnologia inteiramente brasileira. Está localizada no Rio Paraná.

Essa usina possui 14 unidades geradoras com turbinas Kaplan com potência instalada de 1.551,2 MW e dois grupos turbina - gerador, para serviço auxiliar, com potência instalada de 4.750 KW em cada grupo. Sua barragem tem 5.495 m de comprimento e seu reservatório tem 330 km2.

A Barragem de Jupiá faz parte do Complexo Hidrelétricos de Urubupungá de responsabilidade da CELUSA (Centrais Elétricas de Urubupungá S/A). O projeto foi apresentado pela Camargo Corrêa.

A usina dispõe de eclusa, que possibilita a navegação no Rio Paraná e a integração hidroviária com o Rio Tietê.

Para sua execução, foi necessário construir um acampamento que era uma verdadeira cidade com 12000 habitantes, cidade essa que precisou ser desativada no término da obra, por desaparecerem as condições de sobrevivência para os operários.

Sempre houve uma preocupação muito grande, por parte dos engenheiros, com a resistência do concreto; razão pela qual o exagerado consumo de cimento, empregado no início da obra de Jupiá, apresentou sérios problemas com o aparecimento de trincas de origem térmica, conseqüência da excessiva retração do concreto.

Voltar ao topo
©2019. Todos os direitos reservados.
Associado