Sala de imprensa / Podcasts

ONG HABITAT PARA A HUMANIDADE

O objetivo é viabilizar moradias adequadas por meio de reformas sociais em Heliópolis, São Paulo.

28 de August de 2020

ONG HABITAT PARA A HUMANIDADE

O objetivo é viabilizar moradias adequadas por meio de reformas sociais na comunidade de Heliópolis, em São Paulo.

Existem mais de 16 milhões de casas em situações precárias no país. São 20,6 milhões de domicílios sem rede de esgoto, 6 milhões de casas sem coleta de lixo e 2 milhões sem água encanada*. O Instituto Vedacit está ao lado da ONG Habitat para a Humanidade Brasil para contribuir com o desenvolvimento das comunidades, construindo, reformando e melhorando moradias em regiões de vulnerabilidade.

A Habitat para a Humanidade Brasil é uma agente de transformação, colaborando com a redução da desigualdade e ajudando as famílias de baixa renda que moram em situações insalubres a ter um lugar adequado e acessível para morar. A parceria com o Instituto Vedacit acontece na comunidade de Heliópolis, na Zona Sul de São Paulo.

Para a Habitat Brasil, a parceria com empresas é fundamental. Graças ao envolvimento e investimento de corporações, a organização promove o desenvolvimento e garante o fortalecimento de comunidades de baixa renda, através da promoção do acesso a uma moradia adequada”, afirma Mário Vieira, Diretor Executivo do escritório da Habitat em São Paulo.

Tornar as Cidades Sustentáveis passa pelo o direito das pessoas por viver em uma local digno, em um ambiente saudável, e as reformas sociais proporcionam melhorias nas regiões mais necessitadas. Outras ações para solucionar as demandas locais, como ampliar as oportunidades de emprego, levar avanços tecnológicos e estruturais, aumentar a empregabilidade e o empreendedorismo social do público jovem em suas próprias comunidades completam o cenário para o crescimento de toda a comunidade e região. Por isso, buscamos iniciativas como a da Habitat Brasil para direcionar nossos investimentos”, conta Luis Fernando Guggenberger, gerente de Sustentabilidade da Vedacit.

O Instituto Vedacit investe em iniciativas que tenham sinergia com sua missão, contribuindo com o desenvolvimento das cidades do futuro, estimulando a harmonia entre pessoas, moradias e espaços urbanos, e incentivando soluções que permitam às pessoas se conectar com suas comunidades e transformá-las num lugar melhor para se viver.

No país há 26 anos, a Habitat Brasil já beneficiou diretamente mais de 60 mil pessoas. “O sucesso do nosso trabalho é alcançado quando ele transforma vidas e promove mudanças positivas e duradouras nos âmbitos social, econômico e espiritual; quando é baseado em confiança mútua e em realização plenamente compartilhada; e quando reflete uma gestão responsável de todos os recursos que nos são confiados”, completa Vieira.

Sobre a Habitat para a Humanidade Brasil

Motivados pela visão de que cada pessoa merece um lugar digno para viver, Habitat para a Humanidade Brasil começou sua missão no país em 1992. Desde então, já desenvolveu projetos sociais em 12 estados e apoiou mais de 60 mil pessoas na construção ou melhoria de suas casas, assim como no acesso à água potável em regiões de seca. A organização atua em espaços democráticos para propor e incidir por políticas públicas de acesso à moradia.

Além disso, promove capacitações para fortalecimento de mulheres, jovens, lideranças e comunidades e, através de ações de voluntariado e mobilização, busca envolver a sociedade na luta pelo direito à moradia adequada. Dessa forma, a Habitat Brasil apoia famílias para que elas alcancem a força, estabilidade e autossuficiência necessárias para construir um futuro melhor. Para saber mais, acesse: https://habitatbrasil.org.br.