Sala de imprensa / Artigos Executivos

O bem-estar dos colaboradores reflete nos resultados da empresa

Por Elizabeth Rodrigues

30 de March de 2021

3min. de leitura

Compartilhar
O bem-estar dos colaboradores reflete nos resultados da empresa

                                                                                                                                                                           *Por Elizabeth Rodrigues

Colaboradores satisfeitos são o melhor combustível para o desempenho de uma empresa. Ter um bom salário, plano de carreira e benefícios são práticas comuns no mercado, mas a pandemia chegou para evidenciar um outro viés fundamental: o bem-estar emocional e mental.

Enfrentar o imprevisível exige uma postura ainda mais segura e acolhedora por parte da empresa. Transmitir segurança e pensar nos detalhes para que o colaborador consiga se manter produtivo durante uma situação atípica faz a diferença na entrega dos resultados.

Na Vedacit é prioridade cuidar de nossa gente e mais do que nunca, ter um olhar 360 do que significa saúde e o bem-estar das pessoas. Essa preocupação se intensificou durante a pandemia. Desde o primeiro momento organizamos uma série de iniciativas para enfrentar esse momento sensível. Os valores humanos, considerando os desafios pessoais e profissionais, devem e precisam ser respeitados. 

Ações que já estavam sendo realizadas ou eram previstas foram antecipadas e se tornaram mais frequentes. Atividades online, como webinars, palestras, cursos e reuniões foram incorporados de vez à rotina. Criamos programas específicos para atender cada necessidade. A Academia Vedacit é um portal de educação a distância, com os mais diversos conteúdos, para acelerar o desenvolvimento dos colaboradores.

O Programa Viva Bem reúne uma série de ações ligadas à saúde e bem-estar, com webinars educativos, programa de apoio pessoal, jurídico, econômico e psicológico, ginástica laboral online e vacinas. Para aqueles que estão com uma dificuldade maior em gerenciar as emoções, temos um programa de apoio em parceria com a operadora de saúde, para quem precisa de um acompanhamento psicológico frequente.

Com a extensão do home office por tempo indeterminado, incentivamos os colaboradores a melhorarem o espaço de trabalho, oferecendo os equipamentos do escritório para levarem para casa, um “kit home office” personalizado, adaptado à necessidade de cada um. Entre os itens disponíveis incluímos cadeira, headset, monitor, teclado, mouse e apoio de notebook.  

Aos colaboradores que estão na linha de frente, na fábrica e no comercial, fazemos regularmente o teste rápido para detectar a presença do coronavírus, principalmente em casos assintomáticos. É uma forma de ampliar a segurança, detectando e isolando rapidamente possíveis fontes de contaminação.

Um ambiente saudável é fundamental. Na fábrica de São Paulo contamos também com um sistema de monitoramento da qualidade do ar, criado pela Omni-eletrônica, umas das startups participantes do Vedacit Labs. O dispositivo monitora a qualidade do ar, podendo detectar inclusive a presença de partículas virais e nos permite tomar medidas imediatas. Estamos certos de que esse cuidado trará ainda mais segurança e conforto em nosso Plano de Retomada, visto que a saúde do ambiente impacta diretamente na saúde do indivíduo e em sua capacidade produtiva. 

A preocupação com a ergonomia, ginástica laboral para todos os colaboradores, com as adaptações para home office, e as opções de alimentação saudável complementam os cuidados. O objetivo dessas iniciativas é que todos se sintam cada vez mais confortáveis, confiantes e seguros em seu ambiente de trabalho. Fortalecer a conexão com a empresa faz parte desse processo.

Cuidar das relações de forma mais delicada, tanto do gestor para o indivíduo quanto para o time também é essencial. Em todas as conversas, seja nas informais ou nas reuniões, é prática nossa perguntar como o outro está. Sinceramente. Não só por educação, mas realmente nos interessamos pelo bem-estar de nossos colegas e seus familiares. Mobilizamos esforços para ajudar quando algo não vai bem. Tentamos resolver o problema em conjunto, da preocupação com a família ao excesso de trabalho. A segurança psicológica é mais do que nunca necessária para mantermos uma rotina saudável.

Tony Schwartz e Jim Loehr no livro The Power of Full Engagement (O Poder do Engajamento Total) reforçam a importância da energia que a pessoa leva para o trabalho. A qualidade dessa energia faz toda a diferença e não somente o número de horas trabalhadas. Manter a energia positiva é a chave para o engajamento pleno e para o alto desempenho.

Por isso, nos esforçamos para manter um clima leve e descontraído realizando ações criativas para manter o espírito de time, o sentimento de pertencimento e nos aproximarmos, mesmo que virtualmente. Realizamos recentemente a live Papo de Família, um happy hour para reunir a família e aproveitarmos juntos. Teve um show acústico, histórias para crianças e a participação de uma médica falando sobre cuidados práticos neste período de flexibilização da quarentena. Foi um momento especial para todos.

Ao longo desse período atípico, realizamos uma pesquisa para entender como as pessoas estavam passando e quais ações poderiam melhorar. Foi com base nessas respostas que entendemos as reais necessidades e desenvolvemos nosso planejamento. No pós-pandemia iremos ampliar ainda mais o cuidado com a saúde física por meio de programas preventivos e do incentivo às atividades esportivas, mas sem dúvida a saúde mental e emocional continuarão em pauta com uma atenção especial. 

Uma forte evidência de que estamos no caminho certo é o desempenho da empresa. Em junho, tivemos um ótimo resultado, com recorde de faturamento e alta de 33% nas vendas, superando até mesmo a meta estabelecida antes da pandemia (crescimento de 28%). Seguimos convictos de que o bem-estar de cada um reflete no rendimento conjunto.

 

*Elizabeth Rodrigues é executiva de Gente e Gestão da Vedacit. Líder de Recursos Humanos há mais de 10 anos, possui vasta experiência em projetos de desenvolvimento organizacional, cultura e transformação. Elizabeth é graduada em Psicologia, com pós em Administração, MBA Executivo pela BSP (Business School São Paulo) e especialização pela FDC, com formação em Coaching e Gestão de Mudança. Desenvolveu carreira em multinacionais como DHL, Yazaki, CHR Hansen, entre outras. É apaixonada por transformação e gente, num constante processo de aprender, desaprender e reaprender.

VEJA ARTIGOS RELACIONADOS