Sala de imprensa / Releases

Como aproveitar o melhor da tecnologia no trabalho remoto

Vedacit compartilha experiência de sucesso

17 de April de 2020

Como aproveitar o melhor da tecnologia no trabalho remoto

Com a chegada do coronavírus e o isolamento social como medida de prevenção, empresas de todos os tamanhos tiveram que mudar a rotina de forma abrupta. O home office foi amplamente implantado, mas a estrutura necessária para manter tantos colaboradores simultaneamente remotos foi um desafio em muitas companhias. Líder no mercado de impermeabilização, a Vedacit instituiu as mudanças de forma eficaz, graças a política de mobilidade estabelecida previamente.

O segredo para a rápida adaptação é o preparo. Nos últimos dois anos, a Vedacit investiu constantemente em tecnologia para viabilizar o trabalho à distância em todas as regiões do Brasil. O objetivo era otimizar os processos, trazer agilidade para o comercial e concentrar a inteligência humana nas tarefas importantes, automatizando as burocráticas.

Para isso, a área de Tecnologia da Informação (TI) promoveu mudanças importantes, como a implantação de sistemas que facilitam a integração dos colaboradores e reúnem as ferramentas necessárias para as atividades diárias. “Utilizamos uma suíte completa, que contribui para a produtividade tanto em escritório, como em home office. Todos os aplicativos necessários já estavam instalados nos computadores, inclusive o que atende o ramal pelo computador, assim o SAC pode funcionar de forma remota com a mesma qualidade”, afirma Alexandre Quinze, executivo de TI da Vedacit.

A adaptação dos equipamentos com antecedência também foi fundamental para facilitar a mudança repentina. A troca dos computadores de mesa por notebooks e o uso dos smartphones corporativos já estava quase concluída em todos os setores. “Estávamos bem preparados, tivemos apenas que acelerar no final para finalizar as instalações. Contar com as ferramentas de trabalho em qualquer lugar é essencial em uma empresa com atuação nacional, colaboradores em todos os estados e uma grande equipe em campo”, completa.

A Vedacit já incentivava o home office das equipes em alguns dias da semana. Para Quinze, o maior ponto de atenção em manter 100% remota simultaneamente grande parte dos colaboradores é a segurança digital. “Alguns aplicativos amplamente utilizados não são tão seguros quanto parecem. As videoconferências, por exemplo, tão populares atualmente, já existem relatos de invasão de hackers e roubos de dados. Por isso, é importante seguir as orientações das áreas de TI e aproveitar as ferramentas oferecidas pela empresa. Assim podemos garantir a segurança digital dos colaboradores”.

Com todos devidamente instalados em seus escritórios virtuais, manter a produtividade é uma preocupação dos gestores. Quinze ressalta que é necessário entender o contexto atual e incentivar a equipe com criatividade e leveza. “É possível monitorar todas as atividades de cada um, como o tempo gasto em cada sistema, e-mail, sites acessados, etc. Mas não acredito nessa forma de controle. Organizar o time por projetos, coordenar as entregas, trabalhar realmente em equipe é o que faz a diferença. Aqui nós fizemos um sistema de gamificação, com tarefas que valem pontos, como fazer quatro pausas por dia, alongar, tomar dois litros de água. Compartilhamos as fotos das atividades, dos locais em que estamos, dos pets e filhos. É uma forma de nos sentimos mais próximos em tempos de isolamento social”.