Mundo Vedacit / Inovação e Sustentabilidade

Vedacit Labs conclui segundo ciclo

As cinco startups aceleradas conseguiram desenvolver e aprimorar tecnologias que trarão mais melhorias para o setor da construção civil

Compartilhar
Vedacit Labs conclui segundo ciclo

O segundo ciclo do Vedacit Labs, programa de Inovação Aberta, foi concluído com sucesso. Mesmo em um ano atípico, as cinco startups aceleradas conseguiram desenvolver e aprimorar tecnologias que trarão mais melhorias para o setor da construção civil. Break even, faturamento quintuplicado e melhoria nos processos estão entre as conquistas deste ciclo.

Em quatro meses de aceleração, foram mais de 50 reuniões, 46 metas cumpridas, 26 mentorias realizadas, 14 projetos mapeados, e 15 potenciais clientes que já experimentaram os novos serviços. Todas as participantes oferecem soluções tecnológicas para a construção civil.

Conheça o trabalho desenvolvida por cada uma:

A Prevision tem um software que traz agilidade para o planejamento e gestão. Com uma comunicação compartilhada, é possível determinar o melhor cenário físico-econômico, com visão do status, indicadores e gráficos didáticos de todas as obras em uma só tela. A startup atingiu o break even (ponto de equilíbrio) no início do Programa e teve um crescimento de 90% durante o período de aceleração. A nova ferramenta desenvolvida já tem a adesão de três novas construtoras.

A Construct In é uma plataforma que permite a documentação e o acompanhamento de obras através do uso de uma câmera 360º no canteiro, uma solução focada em construtoras e gerenciadoras. No Vedacit Labs desenvolveu duas frentes: oferecer a solução como serviço de digitalização das construtoras, visando uma melhor gestão, e a implantação da tecnologia em home centers para controle da disposição de produtos nas gôndolas. Durante o Programa, o faturamento da startup quintuplicou e cinco construtoras de diferentes portes e perfis aderiram à solução. No varejo, está em teste em um home center parceiro da Vedacit.

A Omni-electronica tem a missão de potencializar a interação entre pessoas e os ambientes que ocupam. Por meio de IoT (Internet of Things) e uma plataforma de IA (Inteligência Artificial) enxerga as necessidades reais de cada edifício.  No Vedacit Labs, trabalhou a solução para monitorar a qualidade do ar, incluindo o módulo para identificar a presença de coronavírus, salientando a necessidade de realizar um protocolo de parâmetro e boas práticas para garantir a saúde das pessoas. O projeto está em funcionamento na Vedacit, monitorando a qualidade do ar e medindo todas as variáveis nos ambientes de trabalho. A startup fez a coleta de amostras e está realizando um estudo para publicação científica do caso.

A ConnectData oferece tecnologia IoT para controle e tomada de decisões sobre produtividade, eficiência e segurança na construção civil, do supply-chain ao canteiro de obras. O projeto desenvolvido durante o Programa está em fase de implantação na Vedacit. A solução rastreia os produtos durante a movimentação em toda a cadeia produtiva, desde os fornecedores, nas fábricas, até a saída para varejo e o cliente final (construtoras). O monitoramento traz melhorias aos processos logísticos, com a otimização de estoques, processos de compras e o acompanhamento em tempo real, contribuindo para aumentar cada vez mais a eficiência na operação.

A ElixirAI possui uma plataforma de IA que auxilia nos processos de S&OP, Previsão de Demanda, Compras e Planejamento, analisando os dados e identificando quais são relevantes para prever vendas no varejo, maximizando o lucro, diminuindo a ruptura e o excesso de estoque nos pontos de venda. No Programa, trabalhou com a oferta do serviço de medição do sell-out do varejo a partir da Secretaria da Fazenda (via certificado digital). Mais de 120 lojas já estão utilizando a solução, que permite que indústria e varejo tenham uma melhor conexão.

O Vedacit Labs faz parte da Vedacit Soluções Tecnológicas, empresa criada levar novas tecnologias e serviços aumentando a produtividade na construção civil. O Programa seleciona novos modelos de negócio, acelera e encontra as iniciativas aderentes a proposta.