Mundo Vedacit / Instituto Vedacit

Iniciativas do Instituto VEDACIT e Instituto Coca-Cola Brasil

3min. de leitura

Compartilhar
Iniciativas do Instituto VEDACIT e Instituto Coca-Cola Brasil

Conhecimento e oportunidade empoderam o jovem para conquistar um futuro melhor. Por compartilharem este pensamento, o Instituto Vedacit, em parceria com o Instituto Coca-Cola Brasil, apoia o Programa Coletivo Jovem, em Paripe, Salvador (BA), que, por meio de capacitação profissional e valorização da autoestima, conecta jovens a novas oportunidades reais de geração de renda.

Iniciativas como esta contribuem tanto para o crescimento pessoal e profissional dos jovens quanto para o desenvolvimento das cidades, aproximando-os de suas comunidades e transformando-as num lugar melhor para viver.

A parceria com o Instituto Vedacit acontece na comunidade do Paripe, em Salvador (BA) e na Vila Andrade, Zona Sul de São Paulo. As ações do programa, baseadas em uma metodologia focada em competências socioemocionais, incentiva que os participantes pensem sobre seu plano de vida e sobre o que precisam fazer para alcançarem seus objetivos, exercitando o protagonismo e a liderança. Ao colocarem em prática o que aprendem no curso, colaboram com o desenvolvimento da comunidade e fortalecem suas condições de se inserir no mundo do trabalho.

Mais de 300 jovens participaram dos três ciclos concluídos nesse ano. O quarto está em andamento, com formatura prevista para o final do mês. Entre os alunos, 63% são maiores de idade e grande parte, 69%, ainda estão cursando o Ensino Médio. As mulheres representam a maioria, foram 67% no terceiro ciclo.

Ao final do programa, além de entregar um plano de melhorias pronto para ser implantado no negócio local designado, os jovens podem ser encaminhados para participação em processos seletivos de grandes empresas parceiras do projeto, incluindo as fábricas do Sistema Coca-Cola e da Vedacit.

Em Salvador, 2 jovens foram selecionados pela Vedacit, Helder e Felipe, sendo que o último foi efetivado na operação da fábrica em Salvador.