Mundo Vedacit / Nossa Empresa

Vedacit e Lógica-e: Teste eletrônico de estanqueidade

O novo sistema aumenta a produtividade na obra, a precisão e economiza o equivalente a 40 piscinas olímpicas de água potável

3min. de leitura

Compartilhar
Vedacit e Lógica-e: Teste eletrônico de estanqueidade

Líder no mercado de impermeabilização, a Vedacit, em parceria com a startup Lógica-e, lança um sistema para revolucionar o teste de estanqueidade, obrigatório após a aplicação de mantas asfálticas. Eletrônico, o Vedacit Detector é fácil, prático e sustentável, pois promove uma economia considerável de água nas obras.

O Vedacit Detector resolve um contratempo comum. No teste de estanqueidade tradicional, a área onde a manta foi aplicada recebe uma quantia considerável de água e deve ficar 72 horas em observação para verificar possíveis imperfeições. Porém, se o furo é muito pequeno, o problema de vazamento só irá aparecer no futuro.

O sistema desenvolvido pela Lógica-e é eletrônico, feito por um aparelho semelhante a uma vassoura, que por meio da eletricidade detecta até microfissuras. O teste é realizado, em média, em duas horas em uma laje de 200m². 

Além de precisão e praticidade, o Vedacit Detector otimiza a obra – que não precisará mais ficar parada por três dias, e é sustentável. A água utilizada nos testes não pode ser reaproveitada por ter tido contato com petroquímicos, por isso era imediatamente descartada. Dessa forma, a cada cobertura de 400m² uma piscina olímpica (20 mil litros) era jogada fora. Considerando o atual volume médio de vendas de mantas asfálticas da Vedacit em um ano, serão economizadas 40 piscinas olímpicas.

Alexandre Quinze foi o mentor da Lógica-e durante o programa de inovação aberta Vedacit Labs. A startup foi uma das cinco participantes do primeiro ciclo. “Todas desenvolveram soluções de impacto para o mercado, que irão ajudar a preencher a lacuna evidente de tecnologia na construção civil. Mas esse é o único produto que nasceu dentro da empresa, após realizarmos estudos e analisarmos as opiniões no SAC, falhas de aplicação e o que poderia ser melhorado. É uma tecnologia 100% Vedacit e Lógica-e.

O Vedacit Detector é uma solução oferecida pela Vedacit junto com as mantas asfálticas. Nossa expectativa com o Vedacit Labs é ampliar a oferta de soluções ao segmento, ganhando agilidade e inovação. Com a novidade, venderemos o metro quadrado impermeabilizado e não apenas mantas. O teste de validação será realizado pela Lógica-e e o cliente receberá um certificado de boas práticas de aplicação.

A expectativa é de atender cinco mil obras neste ano, cerca de três milhões de metros quadrados e manter um crescimento de 15% ao ano, atendendo todas as regiões do Brasil.