Vedacit Explica / Dicas para toda obra

Aprenda a fixar batentes com espuma expansiva

4min. de leitura

Compartilhar
Aprenda a fixar batentes com espuma expansiva

Chumbar batentes e portais com espuma expansiva é mais fácil e prático. Além de rápido, o processo é simples, seguro e o acabamento pode ser feito após 6 horas. Confira nossas dicas neste passo a passo e faça você mesmo!

  • Nivele o batente no esquadro antes de iniciar a fixação;
  • Limpe bem o local de aplicação, deixando-o sem poeira ou graxa;
  • Umedeça a base com água;
  • A espuma expansiva da Vedacit, Expancit, já vem pronta para uso. Basta rosquear o bocal do aplicador na válvula e agitar muito bem antes de iniciar a aplicação, em torno de 20 vezes;
  • Segure o produto de cabeça para baixo e faça a aplicação em três partes: embaixo, no meio e em cima, deixando sempre um espaço entre elas, pois a espuma irá expandir;
  • Espere 30 minutos e preencha os espaços que eventualmente ficarem vazios;
  • Depois de 30 minutos o batente já está fixo, mas é necessário aguardar 6 horas para fazer o acabamento;
  • Após este período, corte o excesso de espuma com estilete, se achar necessário lixe, coloque a guarnição e faça o acabamento.

Dica do especialista: o profissional Eliton Sorriso, responsável pelo canal Faça Sua Obra no YouTube, recomenda colocar pregos na extensão do batente antes de iniciar a aplicação do produto. “Um macete que utilizo é fazer um encaixe, uma cava, na alvenaria para fixar bem. Com isso o chumbador (prego ou parafuso) entra na parede, aumentando ainda mais a fixação e garantindo uma boa instalação do portal”.

Em suas obras, Eliton sempre utiliza o Expancit. “A capacidade de expansão e o poder de aderência da espuma expansiva da Vedacit é muito boa, só uso ela. O segredo é deixar apenas de 1 a 1,5cm o espaço entre o batente e a alvenaria, assim um frasco dá certinho para um portal”.

Importante: evite acidentes e use sempre o equipamento de proteção durante a aplicação: óculos de segurança, avental e luvas de PVC. Após a utilização parcial ou total do produto, não desconecte o bico aplicador. Mantenha a embalagem para cima até que se forme uma porção de espuma na ponta do bico aplicador. Na reutilização, corte a ponta do aplicador.

Saiba mais: Assista o passo a passo completo no vídeo exclusivo preparado pelo Eliton em seu canal.

Você já utilizou o Expancit na sua obra? Compartilhe sua experiência com a gente!