Vedacit Explica / Dicas para toda obra

Dicas para se livrar do mofo

4min. de leitura

Compartilhar
Dicas para se livrar do mofo

Na sala, no banheiro, na cozinha ou nos quartos, em algum local tem aquela parede cheia de manchas escuras que acabam com qualquer decoração. Na sua casa também é assim? Para acabar com esse problema de vez confira nossas dicas e tire o mofo da sua vida!

Afinal, o que é mofo?

Mofo ou bolor são causados pela ação de fungos. As manchas ou pontos negros, cinzentos ou marrons, precisam ser removidos corretamente. Se não, continuam a crescer sob o novo revestimento, comprometendo a qualidade da pintura e do acabamento.

Por que ele aparece?

O mofo prolifera em ambientes quentes, úmidos e com pouca luminosidade. Despensas, banheiros e quartos sem ventilação estão entre os locais favoritos.

Geralmente as manchas aparecem nas paredes e/ou no teto, mas é importante observar: a porta de entrada da água na casa está nos alicerces e lajes de cobertura, por isso estas áreas devem ser impermeabilizadas sempre.

Por isso, fica a dica: prevenir é a melhor solução. Uma impermeabilização eficiente protege a casa de toda a umidade e o ideal é que seja feita antes do acabamento.

Mas e se o problema já existe, como solucionar?

Para recuperar uma parede mofada o primeiro passo é realizar a limpeza, eliminando todas as manchas. Após a secagem, utilize produtos de impermeabilização específicos para combater e proteger a parede contra a umidade.

Nesta etapa indicamos o Vedatop Rodapé, que pode ser aplicado diretamente sem a necessidade de remover o revestimento da parede. Sua espessura mais encorpada e a cor do produto (branco ao invés de cinza) facilitam ainda mais, deixando sua parede nova em folha rapidinho.

Vale lembrar: a umidade pode estar vindo de fora! Neste caso, a dica é impermeabilizar as paredes externas e a laje para evitar que a água entre em sua casa.

Nas paredes externas indicamos utilizar o Vedapren Parede, pois protege das batidas de chuva e afasta o risco de pequenas fissuras, evitando que a umidade externa alcance a parte interna. E para a laje recomendamos o Vedapren Branco ou o Vedapren Fast, pois ambos cobrem a estrutura com uma proteção impermeável.

Fique atento!

A última dica é também uma das mais importantes. Se a umidade e o bolor estiverem muito graves, comprometendo a resistência da argamassa, com esfarelamento ou desplacamento da parede, pode estar acontecendo um problema mais sério. Neste caso, é melhor contar com a ajuda de um especialista. Ele vai avaliar a situação e indicar o procedimento mais adequado.