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Lab Habitação: Aceleração de Negócios abre inscrições para selecionar 20 empresas e startups de impacto


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Lab Habitação: Aceleração de Negócios abre inscrições para selecionar 20 empresas e startups de impacto

| Idealizado pela Coalizão Habitação – formada por Artemisia, Gerdau, Instituto Vedacit, Tigre, Votorantim Cimentos e Leroy Merlin –, o Lab Habitação: Aceleração de Negócios chega à quarta edição. A proposta é fortalecer empreendedores que conduzem soluções destinadas a tornar as moradias da população em situação de vulnerabilidade socioeconômica mais saudáveis, dignas e confortáveis. As inscrições podem ser feitas até 17 de setembro pelo site www.artemisia.org.br/habitacao/lab/.

| A edição 2021 do programa de aceleração de curta duração vai selecionar e impulsionar até 20 negócios de impacto em uma jornada on-line e gratuita, conduzida em 12 semanas. Os cinco negócios que se destacarem no processo receberão um capital-semente de R$ 30 mil cada, além de acesso a uma metodologia de aceleração intensiva e personalizada, após a conclusão do programa.


A demanda por fortalecer uma nova geração de empreendedores de negócios de impacto em habitação, com produtos e serviços que ofereçam soluções adequadas às pessoas em situação de vulnerabilidade econômica e social, tem norteado as ações conduzidas pela Coalizão Habitação, um movimento formado pela Artemisia e pelos grandes players do setor da construção como Gerdau, Instituto Vedacit, Tigre, Votorantim Cimentos e Leroy Merlin. A iniciativa conta ainda com o apoio da Vivenda e da Habitat para a Humanidade Brasil. Uma das principais frentes do grupo – o programa de aceleração – chega à quarta edição, após dar suporte a mais de 80 empreendedores atuantes no tema. O Lab Habitação: Aceleração de Negócios está com as inscrições abertas até 17 de setembro pelo site www.artemisia.org.br/habitacao/lab/.

A edição 2021 vai selecionar até 20 negócios focados na temática de moradia para uma jornada de apoio totalmente on-line, gratuita e com duração de 12 semanas. Os participantes terão acesso a uma rede robusta de mentores e empreendedores do setor, além de conteúdos práticos para a identificação dos principais desafios, validação de hipóteses e para o planejamento para os próximos passos da empresa ou startup. Ao final do programa, os cinco negócios que se destacarem irão receber, cada, um capital-semente de R$ 30 mil e contarão com um processo intensivo e individualizado de aceleração por mais três meses. Entre outros benefícios, destaque para a oportunidade de se conectar com grandes empresas do setor (Gerdau, Vedacit, Tigre, Votorantim Cimentos e Leroy Merlin) e com organizações apoiadoras da iniciativa – Vivenda e Habitat para a Humanidade Brasil. Os selecionados terão, também, apoio para a construção da Teoria de Mudança e acesso a métodos e ferramentas para a mensuração e a gestão do impacto do negócio.

Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o tema da habitação é urgente; a moradia deve ser vista como um elemento central na vida do ser humano para além do conceito do morar. A relação da casa com o entorno, a estreita associação com o desenvolvimento urbano e o acesso a políticas públicas – como saúde e educação – são somente três dos recortes passíveis de análises sobre essa correlação com o bem-estar das pessoas. 

“Quando fazemos uma análise mais ampla, refletindo sobre os déficits habitacionais qualitativo e quantitativo no Brasil, enxergamos dois grandes desafios: como levar as cidades para as pessoas e as pessoas para as cidades, em uma perspectiva de cidade que propicia dignidade e mais qualidade de vida. Além disso, a crise na habitação no Brasil agravou-se com a disseminação da Covid-19, porque muitas pessoas não encontraram em seus próprios lares a proteção necessária para evitar o contágio. As habitações insalubres, pequenas e com ventilação comprometida tornaram-se fator de risco, assim como o entorno: falta saneamento básico, esgoto sanitário, água potável e coleta de lixo. São reduzidas, portanto, as condições dignas de moradia. Nossa missão com iniciativas como esta é alcançar, por meio da colaboração, um Brasil habitável para todos e todas”, afirma, detalhando a importância de fomentar uma nova geração de empreendedores focados em desenvolver produtos e serviços para o setor.  

“Negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para a população em situação de vulnerabilidade social e econômica no Brasil. Com o Lab Habitação, buscamos empoderar as pessoas e as empresas interessadas em transformar o cotidiano da população brasileira”, afirma Marcos Faraco, vice-presidente da Gerdau.

Luis Fernando Guggenberger, executivo de Inovação e Sustentabilidade da Vedacit, ressalta que é fundamental apoiar empreendedores de impacto que ofereçam iniciativas para melhorar as condições das habitações. “A pandemia evidenciou um problema latente no nosso país, são mais de 24 milhões de moradias inadequadas, com condições insalubres. É nosso dever trabalhar continuamente para transformar essa realidade, a aceleração promovida pelo Lab Habitação é essencial para empoderarmos um número cada vez maior de negócios de impacto”.

Critérios do Lab Habitação: Aceleração de Negócios

Coalizão Habitação está em busca de empreendedores de empresas e startups de todo o Brasil, que tenham soluções inovadoras, com potencial de gerar impacto positivo e que estejam alinhados aos temas: acesso e eficiência de serviços básicos (soluções que promovam a diminuição da pobreza energética, além de maior acesso, armazenamento e utilização de água potável; saneamento básico doméstico; e logística e despejo do lixo); aluguel acessível para moradia adequada (soluções que promovam possibilidades de locação acessível em moradias dignas e de boa localização, além de soluções que promovam o serviço de aluguel compartilhado); soluções financeiras para habitação (que permitam um maior acesso a crédito ao cidadão de baixa renda, para as diversas usabilidades no setor de atuação como reformas, construção, casa própria, aluguel e outros); capacitação e oportunidades para profissionais na construção civil (soluções que promovam a profissionalização de pessoas para obras e assistências técnicas, podendo ter foco na formação de grupos minoritários, e serviços que possibilitem a intermediação para contratações); reformas habitacionais e assistência técnica (soluções acessíveis de reformas e assistência técnica, e que ofereçam acesso à informação e conscientização da população sobre esses tipos de serviços); inovações de processos e materiais na construção civil (que ofereçam melhorias nos processos de construção, como a utilização de energias e materiais não renováveis, produtos mais sustentáveis ou a melhora logística de reutilização e reciclagem de resíduos; regularização fundiária (que ofereçam o acesso à informação e conscientização da regularização, além de serviços que facilitem a intersecção de todos os stakeholders e cobrem um preço justo para a regularização); gestão de condomínio de habitação social (que qualifiquem e otimizem a gestão de condomínios e habitações populares, gerando inserção social e econômica às famílias impactadas); e qualificação dos espaços públicos e desenvolvimento local (que qualifiquem espaços públicos/comuns em comunidades vulneráveis, fortaleçam a economia local e levem o acesso à cidade para as periferias). 

Entre os critérios de seleção, destaque para perfil empreendedor (intencionalidade de impacto social ou ambiental, que sonhe grande, tenha poder de realização, facilidade em criar relacionamentos, resiliência e experiência no mercado no qual o negócio atua); potencial de impacto social ou ambiental (negócios que tenham impacto positivo por meio do produto, serviço principal ou da cadeia de valor, além de negócios que ainda não atuam explicitamente com impacto, mas que tenham  potencial); estágio de maturidade (negócios que já contem com um mínimo produto viável, negócios que estejam com um produto pronto para lançamento, até negócios que estão com produtos no mercado em um momento de tração para escala); tecnologia e escalabilidade (negócios que atuem com algum tipo de tecnologia e inovação e que consigam aumentar a capacidade de execução sem ter custos elevados serão priorizados); e modelo de receita sustentável (negócios que já sejam sustentáveis financeiramente ou que estejam em busca de criar um modelo de receita capaz de fornecer a sustentabilidade para a empresa em médio prazo).

SOBRE A COALIZÃO HABITAÇÃO

Há mais de uma década, a Artemisia passou a estudar o setor e a liderar um movimento que enxerga a habitação como uma faísca para a transformação social. Com essa premissa propositiva de mudar o cenário de escassez de dignidade para abundância de soluções, a organização reuniu parceiros para o desenvolvimento de um ecossistema de impacto em habitação. Desse encontro, resultou uma coalizão com foco no apoio a empreendedores de todo o Brasil com soluções em habitação que possam trazer mais qualidade de vida para a população em situação de vulnerabilidade e na geração de conhecimento sobre o tema. Gerdau, Tigre, Instituto Vedacit, Votorantim Cimentos e Leroy Merlin – com apoio do negócio de impacto social Vivenda e da Habitat para a Humanidade Brasil – estão construindo uma nova narrativa para um antigo problema social. www.artemisia.org.br/habitacao/

ARTEMISIA | A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A organização apoia negócios voltados à população em situação de vulnerabilidade econômica, que criam soluções para problemas socioambientais e provocam impacto social positivo por meio de sua atividade principal. A missão da organização é identificar e potencializar empreendedores(as) e negócios de impacto social que sejam referência na construção de um Brasil mais ético e justo. A organização já apoiou mais de 500 iniciativas de todo o Brasil em seus diferentes programas, tendo acelerado intensamente mais de 180 negócios de impacto social. Fundada em 2005, a organização possui atuação nacional.

www.artemisia.org.br

 GERDAU | A Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Em janeiro deste ano, completou 120 anos de uma história de solidez, contribuição para o desenvolvimento e legado para uma sociedade em evolução constante. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 11 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

INSTITUTO VEDACIT | O Instituto Vedacit faz a conexão entre os negócios da Vedacit e os investimentos sociais. O intuito é contribuir para a construção de Cidades do Futuro, incentivando o empoderamento da sociedade, a melhoria na qualidade de vida da população e a integração entre pessoas, moradias e espaços urbanos. Suas linhas de atuação estão divididas em: Cidades Criativas - com projetos culturais que proporcionem maior ocupação e interação com os espaços públicos, estimulando a reflexão e o protagonismo da população na solução dos problemas locais; Cidades Inteligentes – contribuindo na formação de jovens com alternativas de trabalho e empreendedorismo; e Cidades Sustentáveis – com investimentos em negócios sociais que visam a melhoria habitacional e de qualidade de vida da população de baixa renda. 

 GRUPO TIGRE | Com uma história de 80 anos, o Grupo Tigre é o maior fabricante de materiais plásticos para construção e líder no Brasil em tubos e conexões de PVC. Sinônimo de pioneirismo e inovação, a Tigre oferece produtos que atendem os mercados predial, de infraestrutura, de irrigação e industrial. Presente em cerca de 30 países, possui aproximadamente 5,5 mil funcionários e 10 plantas no Brasil e 12 no exterior: Argentina (2), Bolívia (2), Chile (2), Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos, Paraguai e Uruguai. Além de tubos e conexões, também fazem parte do portfólio as marcas Tigre Metais, Tigre Ferramentas para Pintura, Fabrimar (Metais sanitários) e Tigre-ADS (tubulações de PEAD para saneamento e drenagem).

VOTORANTIM CIMENTOS | VOTORANTIM CIMENTOS | Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis. O portfólio de materiais de construção vai além dos cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. São quase 12 mil empregados e uma receita líquida de R$ 16,7 bilhões em 2020. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br

LEROY MERLIN | Há 22 anos no Brasil, a LEROY MERLIN é reconhecida como uma das mais importantes redes de varejo. A marca é parte integrante do Grupo ADEO, terceiro maior do setor de materiais de construção no mundo, e está presente em 12 estados brasileiros. São 44 Lojas em grandes formatos e uma unidade no modelo express, que oferecem diversos serviços e mais de 100 mil itens para soluções completas do lar, divididos em 15 seções:  materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardim, ferragens, organização, pintura, decoração, pisos laminados e vinílicos, iluminação e cozinhas. Além disso, a LEROY MERLIN possui marcas exclusivas com o objetivo de trazer sempre os melhores produtos do mercado. 

A empresa tem uma estratégia omnicanal, atuando em lojas físicas – agora também no formato Express - e plataformas digitais, como e-commerce, marketplace, televendas, WhatsApp e aplicativo. Pensando nas diferentes formas de pagamento criou o cartão Celebre!, além do Programa de Fidelidade LEROY MERLIN Com Você que traz vantagens exclusivas para os membros participantes. 

https://www.leroymerlin.com.br A marca tem como pilar central o desenvolvimento responsável e por essa razão, 23 Lojas possuem a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental), voltada para construções sustentáveis. Também idealizou vários projetos sociais, financeiros e ambientais, como: Construir e Sustentar, Inovadoria, papel Pintor, Ecobags AACD, OrganiCO2 e Projeto Póstera. Além disso, a LEROY MERLIN conquistou o título de uma das melhores empresas para trabalhar do mercado varejista brasileiro, segundo o ranking anual Great Place to Work Brasil.