Ir para o conteúdo

Releases


Vedacit promove ações de diversidade e inclusão

A empresa criou um grupo de estudos sobre os temas para ampliar as iniciativas e a equidade entre colaboradores


... min de leitura

Compartilhar
Compartilhar no TwitterCompartilhar no Facebook
Vedacit promove ações de diversidade e inclusão

 

Ser uma empresa diversa e inclusiva é um objetivo cada vez mais comum entre as grandes corporações. Líder no mercado de impermeabilizantes, a Vedacit está transformando a realidade da empresa com a criação do grupo de Diversidade e Inclusão.

Colaboradores voluntários de todas as regiões do país, de todas as áreas, das três unidades, se reúnem periodicamente para promover discussões e definir as próximas iniciativas na empresa. “Diversos somos todos. A jornada de Diversidade e Inclusão é um marco importante para a Vedacit e conta com participação de profissionais de diversas áreas. Passaremos a ter um ambiente mais inclusivo e, com isso, contribuições mais valiosas para o negócio”, ressalta a executiva de Gente e Gestão, Elizabeth Rodrigues.

Divididos por temáticas: gênero, idade, raça, PCD (Pessoa com Deficiência) e LGBTQIA+, os grupos lideram ações para dar visibilidade aos assuntos e promover uma mudança real na empresa. A consultoria Fator Diversidade é parceira na iniciativa.

Entre as primeiras atividades, está o Programa de Inclusão de PCD, em parceria com a Talento Incluir. O objetivo é ampliar as contratações de PCD. Na plataforma de recrutamento há um banco de talentos, no qual os profissionais podem cadastrar o currículo e ver as vagas disponíveis. A área de Gente e Gestão faz a consulta para todas as oportunidades. Os primeiros contratados por meio do Programa já estão trabalhando.

Participante do grupo de PCD, a analista de Gente e Gestão, Ana Caroline Lima Assis, afirma que é necessário mudar o mindset para que todos aprendam a lidar com as diferenças de qualquer pessoa que destoe dos padrões vigentes. “Nosso objetivo é conscientizar a respeito do tema e abrir caminhos para a mudança de comportamento frente à diversidade que, em muitos casos, ainda não sabemos lidar. Queremos que a vinda de pessoas com deficiência do mercado de trabalho aconteça de forma natural, prezando por suas habilidades e competências”, conta.

O treinamento da liderança é fundamental para que as práticas se propagem. O segundo encontro acontece no próximo mês. Intitulado Liderança Inclusiva, a intenção é compartilhar conhecimento para que os executivos reproduzam as discussões em suas áreas, além de trabalhar com linguagem, postura e comportamento. O tema também marca presença na reunião de diretoria, na qual acompanham a evolução da empresa em iniciativas e contratações.

Alessandra Miliatti, responsável por desenhar e implementar a estratégia de Diversidade e Inclusão na Vedacit conta que a participação de todos é fundamental na criação de um ambiente inclusivo. “O olhar do líder para promover a diversidade nas áreas é essencial na construção do time. Ter o mesmo número de colaboradoras e colaboradores, buscar diferentes perfis na hora da contratação e incentivar o desenvolvimento dos profissionais amplia as possibilidades e contribui para a pluralidade”, afirma.

Em gênero, em março, no mês da Mulher, o grupo realizou uma visita às fábricas em São Paulo (capital e Itatiba) e Salvador (BA) para avaliar as necessidades das mulheres e pontos de melhoria, como mudanças nos vestiários, nos locais de trabalho e de descanso.

Nas reuniões mensais, os grupos convidam especialistas em cada tema para trocar experiências, além de promover ações que sensibilizem os participantes, como intervenções artísticas, leitura, esquete de humor, entre outros.

As iniciativas de Diversidade & Inclusão fazem parte das metas de sustentabilidade definidas pela Vedacit para atingir até 2025 e incluem:

  • Ter em cargos de liderança, pelo menos, 50% de mulheres;
  • Ter em cargos de liderança mais de 50% de pessoas pardas, negras, indígenas;
  • Ter em cargos de liderança 25% de colaboradores com idade acima de 50 anos, 17% entre 35 e 49 anos e 16% de 25 a 34 anos;
  • Atingir as cotas de PCDs e Jovens Aprendizes.

“As metas são um norte para incorporarmos as ações de forma genuína no nosso dia a dia. Queremos ter, pelo menos, uma mulher finalista em todos os processos de recrutamento. Vamos promover outras visões dentro da empresa e compartilhar vivências”, afirma Elizabeth. “A intenção é expandir gradativamente para que os temas ganhem cada vez mais visibilidade e que todas as áreas se envolvam. Também teremos um olhar atento ao escolher os fornecedores, para que compartilhem das mesmas práticas que valorizamos. Em um breve futuro queremos ser referência em Diversidade e Inclusão e compartilhar nossa experiência para que cada vez mais empresas adotem essas práticas”.

Sobre a Vedacit

www.vedacit.com.br- 0800-833-2248

Líder no mercado de impermeabilização e produtos de alta tecnologia para a construção civil, a Vedacit apresenta soluções inovadoras para a durabilidade e saúde das edificações e se aproxima das famílias brasileiras com soluções que são utilizadas no dia a dia, de forma prática e eficiente. A empresa, com 85 anos de atuação, eleva a impermeabilização a um patamar de maior modernidade estando mais perto das necessidades de seus consumidores.

São mais de 100 produtos em suas linhas de impermeabilizantes, materiais para a recuperação de estruturas e aditivos para concreto, desenvolvidos em laboratório próprio, com a mais alta tecnologia para oferecer soluções apropriadas a diferentes dimensões. Seus itens podem ser encontrados em mais de 50 mil pontos de venda.

Genuinamente nacional, a Vedacit possui três unidades fabris, duas em São Paulo - capital e nova unidade em Itatiba - e uma em Salvador, abastecendo todas as regiões do Brasil. Conta ainda com quatro grandes regionais distribuídas estrategicamente pelo país.

Para reforçar o compromisso com a sustentabilidade, a Vedacit é uma empresa associada ao Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). Assume assim um compromisso público de estar permanentemente alinhada com práticas que determinarão os rumos do desenvolvimento global nas próximas décadas.