Ir para o conteúdo

GLOSSÁRIO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

Aqui você encontra a explicação para os termos mais usados em construção civil e os relacionados aos produtos Vedacit.

Procure por um termo no campo abaixo:

Cisterna

Reservatório de água situado abaixo do nível do solo.

Cal

Substância branca obtida pela calcinação do carbonato de cálcio, usada na confecção de argamassas

Calda de cimento

Argamassa fluida (água + cimento) que, por gravidade, preenche os orifícios, frestas e trincas inacessíveis à argamassa comum.

Calha

Dispositivo que conduz água ou outros produtos. Pode ser feito com diversos materiais, como zinco, cobre, plástico, ferro galvanizado, fibrocimento e até mesmo alvenaria (embutida).

Chapisco

Interface de argamassa de cimento e areia grossa, aplicada em uma superfície com objetivo de torná-la áspera, facilitando a aderência do emboço (massa grossa).

Chumbamento

Processo de fixação em geral. Na construção civil é empregado para assentamento de batente, portas, janelas, etc.

Cimento

Substância em pó, aglomerante, utilizada para ligar certos materiais, que, umedecido, se usa em estado plástico, depois endurecendo, pela reação com a água.

Cimento Portland

Obtido pela pulverização de uma mistura de materiais calcários e argilosos, é comumente usado em concretos e argamassas em geral.

Cimento polimérico

Argamassa a base de cimento, aditivada com polímeros que lhe conferem plasticidade e impermeabilidade.

Clarabóia

É uma área envidraçada na laje de cobertura de uma construção, cujo objetivo é suprir de iluminação um ambiente desprovido de janelas externas.

Cloreto

Qualquer sal derivado do ácido clorídrico.

Coluna

Elemento estrutural de sustentação, quase sempre vertical.

Concreto

É o material composto basicamente pela mistura de cimento Portland, agregado miúdo, agregado graúdo, água e eventualmente adições ou aditivos químicos. Cimento, areia, brita e água.

Concreto aparente

Superfícies de concreto com textura, proteção e acabamento aceitável para permanecerem expostas permanentemente.

Concreto armado

Concreto composto de armadura passiva (barras de aço) que trabalham para resistir às cargas atuantes, através da aderência entre eles. Ao concreto comum é adicionado armação feita com barras de aço.

Concreto auto-adensável

Concreto super plástico, que não exige vibração na obra, com abatimento em torno de 180 mm. Geralmente dosado com aditivos. Sua grande utilização é em tubulões profundos, paredes-diafragmas, estacas-hélices ou em peças nas quais a taxa de armadura é muito elevada.

Concreto bombeada

Concreto que é transportado através de tubulação por meio de bombeamento.

Concreto de alto desempenho (CAD)

Concreto que apresenta elevada resistência à compressão, com alta durabilidade e módulo de elasticidade. Reduzindo a permeabilidade à água, gases e risco de corrosão, devido ao seu elevado grau de compacidade.

Concreto dosado em central

É o concreto preparado em usinas, obedecendo a normas específicas para cada tipo de obra.

Concreto massa

Concreto executado em volume de grandes dimensões que exige medidas para reduzir a geração do calor de hidratação do cimento. Para isso é necessário um baixo consumo de cimento, evitando assim a ocorrência de trincas térmicas.

Concreto projetado

Concreto projetado, através de mecanismo de ar comprimido. Há dois tipos de aplicação: via seca, em que a maior parte da água é adicionada à mistura no bico de projeção; e via úmida, em que o aditivo acelerador de pega é adicionando ao concreto pré-misturado somente no bico de projeção.

Concreto protendido

Concreto no qual são introduzidas armaduras ativas, previamente tensionadas por equipamentos especiais de protensão com a finalidade, de impedir ou eliminar a fissuração e os deslocamentos da estrutura e proporcionar o melhor aproveitamento dos aços de alta resistência no Estado Limite Último.

Concreto pré-moldado

Concreto fabricado em local que não seja a sua posição final.

Contrapiso

Camada de argamassa para regularização e nivelamento de piso executada antes do revestimento.

Corrosão das armaduras

Processo de modificação química ou estrutural das ferragens expostas, provocado pela ação química ou eletroquímica espontânea de agentes agressivos do meio ambiente.